Bem-vindos ao Tendências Do Audiovisual, uma série de textos produzidos pela Easy Filmes para conversar sobre as novidades da nossa área e os rumos que o mercado está tomando atualmente. 

Para o post de hoje, conversamos com Marcelo Anc, responsável pela locadora de equipamentos curitibana BackBros que nasceu oficialmente em 2018 mas já existia nos planos de Manc algum tempo antes. 

foto: site oficial backbros

Marcelo começou sua carreira na fotografia, foi cinegrafista freelancer e diretor de foto por 5 anos. Durante esse tempo, conseguiu comprar seus próprios equipamentos e começou a perceber a demanda que surgia na cidade para a locação de câmeras, lentes e acessórios. Decidiu deixar os sets de lado para investir na empresa especializada que hoje, em 2021, apenas 4 anos após seu início oficial, já é uma das maiores locadoras de equipamentos fotográficos e de iluminação na capital paranaense.

Quem conhece um pouco da história da BackBros, sabe que o caminho para chegar até aqui não foi fácil, pelo contrário, tem sido um caminho árduo repleto de desafios e infelizmente, uma grande tragédia ainda vem sendo superada na vida de todos que fazem parte ou acompanham a empresa de perto. 

Após sofrer um grande incêndio no início de 2020 e perder quase todo seu estoque de equipamentos, a Back contou com a ajuda de muitos amigos, parceiros e colaboradores e conseguiu de forma brilhante se reerguer e continuar com os trabalhos ativos ainda na primeira semana após o ocorrido.

foto: instagram @backbros_

O Marcelo, que não acredita muito em histórias de superação e falas motivacionais, prefere encarar o incêndio como um fato e por mais doloroso que possa ter sido, a única saída seria recomeçar. E foi o que ele e seus parceiros fizeram, encontraram na crise a grande oportunidade de renovação. 

Para ele, o mercado audiovisual de Curitiba está passando por um momento de transição, não apenas por conta das questões pandemicas que influenciaram muito as formas de produção, mas principalmente, pela perda de grandes clientes que movimentavam as agências publicitárias da cidade. 

Esse período de mudanças tem como forte aliada as inovações tecnológicas que nos permitem trabalhar com iluminação de LED, essa tecnologia além de diminuir os riscos para os eletricistas, também diminuiu o volume de equipamentos e profissionais envolvidos nas gravações, barateando dessa forma os custos de produção. 

Assim como as câmeras digitais revolucionaram o mercado, a iluminação de LED é a maior aliada da nova revolução, mas ela só ajuda quem entende a mudança e se adapta. 

Essa foi uma das falas mais potentes de Marcelo ao longo da nossa conversa, para ele, o passado é fonte de inspiração mas a experiência de um profissional só sobrevive quando se atualiza junto com as inovações. Ficar preso ao volume de equipamentos que eram usados há uma década, por exemplo, faz com que o profissional opte por quantidade ao invés de qualidade. Brigar contra a revolução digital, além de acabar com sua energia à toa, te deixará defasado no mercado. A dica é, orgulhe-se da sua experiência mas saiba se atualizar quando necessário. 

É claro que cada filme é um filme e as necessidades são diferentes de acordo com o roteiro, e é ao entender isso que Marcelo e seus colaboradores se diferenciam. Antes de fechar um orçamento, a locadora precisa entender o filme para ter certeza de que a lista solicitada atenderá suas necessidades da forma mais justa possível. 

foto: instagram @backbros_

Hoje, a BackBros possui uma estrutura capaz de atender grande parte das necessidades das produções que estão rolando em Curitiba e além disso, a empresa ainda apoia os profissionais que estão iniciando suas carreiras e tentando se inserir no mercado. Se você tem uma equipe ou um grupo de amigos e precisa locar equipamentos para seu projeto mas não possui grana o suficiente, chama o Marcelo que ele te ajuda! 

Ao relembrar do início de sua carreira, ele entende a dificuldade que os novos profissionais encontram nessa fase, então, da forma como ele puder, apoiará sempre quem está chegando agora! 

E uma dica que ele deixa a todos que estão começando: fiquem de olho nos editais! Existem muitos editais de fomento e financiamento de projetos culturais, tanto em âmbito municipal quanto estadual e federal. Escrever projetos para editais é sem dúvida uma ótima forma de conquistar experiência e dar start na sua carreira profissional. 

Agradecemos muito ao Marcelo e todos os envolvidos por trás da BackBros e estamos ansiosos pelos próximos passos que nosso mercado trilhará! 

Texto por: Karol Merencio