Todo filme, seja ele publicitário ou não, precisa de personagens, não é mesmo? E você conhece a função que trabalha para encontrar os perfis que mais se encaixam nas estrelas que vemos nas telinhas? 

Se você ainda não conhece, hoje vamos te apresentar!  

O profissional que atua nessa área, chama-se Produtor de Casting e nós da Easy Filmes conversamos com Raquel Neves, nossa produtora parceira aqui de Curitiba e com Paulo Letier, produtor de Casting lá de São Paulo. Eles nos contaram um pouco sobre suas experiências e vamos compartilhar com vocês! 

Mas vamos começar do começo! 

O que é Casting? 

O casting é um processo de análise de perfil de modelos e atores, seja por books fotográficos, fotos caseiras tiradas corretamente de acordo com as solicitações ou presencialmente. Esse processo define a aprovação dos profissionais que irão trabalhar nos jobs publicitários ou em filmes e séries. 

Nas palavras de Paulo Letier, um filme é como um corpo humano e só funciona quando todos os organismos estiverem vivos e atentos àquilo que estão executando e enquanto a produção, por exemplo, é o coração da equipe que bombeia o sangue para todos os órgãos do corpo, os atores são a alma pois são eles quem dão vida ao filme! 

Bonito isso, né? 

Quais são as etapas das seleções de casting? 

Os clientes do projeto, juntamente com a parte criativa das agências de publicidade, definem um perfil específico de modelo ou ator para darem vida aos personagens das suas campanhas. Cada personagem possui características específicas e alguns roteiros podem apresentar mais de um perfil. 

A partir daí, uma reunião para a coleta de informações sobre o filme acontece, essa reunião é chamada de Briefing e é por meio dela que o produtor de casting recebe todas as ideias sobre os perfis solicitados. 

Com todas as informações em mãos, o produtor de casting começa suas pesquisas nos seus bancos de talentos ou por meio das agências parceiras. 

Para saber se os modelos e atores possuem o acting necessário, desenvoltura e atuação de boa qualidade, existem os testes de elenco que geralmente são feitos de forma presencial com toda uma equipe envolvida incluindo cinegrafista, maquiadora e figurinista para prepararem os atores, porém, por conta da pandemia, a maior parte dos vídeos testes estão sendo gravados em casa pelos próprios candidatos. 

Os testes são uma parte fundamental do processo de produção de um filme, é por meio deles que os clientes farão uma seleção criteriosa para definir quais atores e modelos irão representar suas marcas e é de extrema importância que o produtor de casting esteja alinhado com as ideias do filme para apresentar as melhores opções possíveis de atores ou modelos ao diretor. 

Como está o cenário no mercado atual? 

Diversidade é a palavra que melhor descreve o momento. As singularidades estão ganhando força, afinal de contas o consumidor está cada vez mais exigente e quer se ver nas marcas e em suas campanhas publicitárias, principalmente com o aumento de cases veiculados na internet. 

Letier vê o futuro da publicidade de forma próspera, segundo ele, nenhum produto se vende sozinho, a divulgação é fundamental! 

Para garantir espaço no mercado, tanto os publicitários quanto os produtores de elenco devem estar antenados às mudanças de comportamento da população que está muito mais informada e globalmente conectada. 

Essas mudanças refletem diretamente em como são produzidas as campanhas publicitárias e os filmes. O mundo com toda a sua diversidade de pessoas está sendo melhor representado e aquela velha história da “Família Perfeita de Comercial de Margarina” já não se encaixa mais na atualidade. 

Quais são as dicas para modelos e atores que estão em busca de trabalhos? 

A principal dica citada por Paulo, é que esses profissionais tenham sempre seus materiais de divulgação atualizados! É a partir das fotos e vídeos atuais que os atores e modelos passarão pelas seleções de elenco. 

Dica de ouro: “Quem não é visto, não é lembrado!” Repense sua presença online, atualize as fotos, faça vídeos caseiros mas bem produzidos e se torne visto pelas agências que lhe interessam. 

E além disso, preparação e conhecimento nunca são demais! Existem muitos cursos que podem prepará-lo para ser um ótimo ator ou modelo, basta procurar e avaliar bem suas referências de mercado, pois infelizmente, ainda existem muitos cursos que estão mais preocupados em tirar seu dinheiro do que te arranjar trabalhos! Tenha cuidado! 

Tanto Curitiba quanto São Paulo são ótimos locais para estudar e aprimorar seus talentos! Invista tempo e dinheiro na sua formação e acredite no seu caminho! 

É necessário ter DRT para seguir uma carreira?

Sem dúvidas o registro profissional auxilia muito nas suas conquistas, mas esse é um tópico para uma outra conversa, né? 

Então fique ligado nas nossas redes sociais e em breve voltaremos com mais dicas sobre o mundo do audiovisual. 

Texto por: Karol Merencio