A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é uma nova legislação que tem o objetivo de proteger a liberdade e a privacidade dos usuários. Ela foi criada em 2018 porém, está prevista para entrar em vigor em 2021.
Ela irá demandar que as empresas e órgãos públicos mudem sua forma de coletar, armazenar e usar os dados pessoais das pessoas, estabelecendo regras para cada ação. O principal objetivo dela é garantir mais segurança, privacidade e transparência quanto ao uso de informações pessoais. Com a legislação, o usuário terá direito de consultar gratuitamente quais dos seus dados as empresas têm acesso, podendo solicitar a retirada deles do sistema.


SOBRE QUAIS DADOS ESTAMOS FALANDO?
Os dados podem ser qualquer tipo de informação pessoal, seja em números ou palavras.
Documentos como RG, CPF, PIS, Endereços (seja de moradia ou e-mail) estão englobados na lei. Dados sensíveis como origem racial ou étnica, filiação a organizações políticas ou religiosas, informações genéticas e de biometria ou de orientação sexual são considerados dados sensíveis e que precisam de uma atenção ainda maior.


POR QUE A LEI FOI CRIADA?
Com a expansão da internet, houveram muitos casos de vazamento de dados nos últimos anos, fazendo com que os governos, empresas e sociedade se preocupassem em criar mecanismos que evitassem tamanha invasão de privacidade.
No Brasil, até o momento, não existia uma legislação específica que tratasse sobre o assunto. Tínhamos apenas disposições gerais no Código Civil, Código de Defesa do Consumidor, Lei de Acesso à Informação e Marco Civil da Internet.
Por isso, a expectativa com a LGPD está grande, pois esperamos que ela resolva impasses sobre o uso e proteção de dados dos cidadãos e consumidores brasileiros.


Impactos para o E-mail Marketing
Com a LGPD o envio de E-mail Marketing precisa ser autorizado de forma explícita. Ou seja, as listas de e-mail precisarão passar por uma limpa. Para que isso seja possível, será necessário analisar toda a base de leads para identificar e segmentar os leads que têm registro de opt-in.
Neste momento, estamos iniciando uma estratégia de reengajamento de nossa base, para saber quais pessoas tem interesse em receber nossos conteúdos e assim, sermos mais assertivos. Por isso, pedimos que você preencha o formulário linkado abaixo para autorizar o envio de conteúdo para sua caixa de entrada. Lembrando que você poderá cancelar sua assinatura a qualquer momento, sem qualquer tipo de problema.


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Texto por: Alani Drielli – Redatora