A produção audiovisual conta com um conjunto de expressões próprias, que conseguem ser compreendidas com a experiência e a teoria sobre o assunto. A Easy utiliza os termos com frequência no dia a dia da produtora e nas plataformas digitais, como o Youtube, Facebook e Instagram. Pensando nisso, foi desenvolvido o glossário do audiovisual, com as principais palavras relacionadas a área de publicidade.

Nessa segunda parte, vamos trazer os termos da letra L à letra Z. Se quiser conferir a primeira parte do Glossário do audiovisual é só clicar aqui.

Letra L

Lapela: Forma de expressão para explicar que a captação de som será feita por um microfone fixado na roupa do ator/atriz ou personagem.

Lente: Acessório composto por várias camadas de vidros e partes eletrônicas. Pode ser considerada a parte mais importante da câmera, visto que, permitem o ajuste de diversas funções no equipamento. 

Luz de Enchimento: É conhecida eventualmente como luz secundária. Refere-se a iluminação responsável por corrigir possíveis defeitos com sombra ou contrastes referentes a luz principal. É sobretudo mais suave, trabalhada em meia potência e posicionada próxima da câmera.

Locação: Para as filmagens que ocorrem fora de um estúdio, significa todo local escolhido para filmar (uma ou mais) cenas.

Letra M

Microfone: Um apetrecho transdutor, ou seja, converte o som captado em sinais elétricos. Assim, são os responsáveis por captar os áudios nas gravações e filmagens.

Movimento de câmera: É conhecida como a “arte estática”. Existem alguns movimentos mais conhecidos, principalmente o travelling, panorâmica e tilt

Letra N

Narrativa: Nome que se dá a história contada no filme por meio de seus planos e cenas, conforme as suas formas de organização no processo de edição.

Letra O

Obturador: Um dispositivo mecânico que efetua a operação de abertura e fechamento de uma máquina fotográfica, controlando seu sensor na luz.

Orçamento: Uma estimativa financeira sobre os custos de uma produção.  Pode ser desenvolvida numa planilha, pois, pode ser preenchida com valores diferentes, que, somados, formam o custo total da realização de um filme.

Letra P

Packshot: Cena com close na marca ou no produto que deverão ser promovidos no filme. Primordialmente, aparece no final do comercial, seguido pelo slogan.

Plano: Enquadramento do objeto ou personagem a ser filmado, ou seja, tudo que aparece ao longo do vídeo. Os principais planos são:  aberto( mais amplo); médio(com a câmera posicionada numa distância média do objeto em foco); fechado(mostram os detalhes) e americano( apresentam os personagens somente da cintura para cima). 

Letra Q

Quadro (vídeo): Traduzido do inglês frame, significa cada um dos quadros fixos que aparecem ao longo do vídeo.  Frame também pode ser utilizado como unidade de tempo.

Letra R

Rebatedor: Acessório ótico utilizado para iluminar ou  suavizar áreas de sombra do objeto a ser fotografado.

Refletor: Equipamento que funciona como um tipo de espelho, e reflete e direciona a luz num foco mais específico. Ao propósito que são indicados em áreas produtivas ou de estoque, em que é necessário um maior aproveitamento de luz.

Roteiro: Documento narrativo que dá origem ao filme possivelmente produzido.  Conta com todas as descrições de cenas, diálogos, locais de gravação, equipamentos,  além disso, as indicações de edição e outras características da produção. 

Letra S

Sequência: Significa o conjunto de cenas que, conforme a edição, contam a mesma história. 

Set: Nome do local destinado a realização de uma filmagem, tanto em estúdio quanto locação.

Steadicam: Um equipamento composto para estabilizar as imagens. Desse modo, a câmera é acoplada em seu operador num colete e seu principal efeito é a aparência de a câmera estar flutuando.  

Storyboard: São os esboços sequenciais, como uma série de ilustrações, a princípio para pré-visualizar um filme ou uma animação. 

Letra T

Take: Toda vez que se liga a câmera para uma filmagem é possível ter um take. Começa desde que a câmera é ligada REC e termina com o STOP sendo apertado. Traduzido como tomada. 

Teleprompter: É um dispositivo acoplado às câmeras,  ao mesmo tempo que vai exibindo um texto para o personagem da cena conseguir ler.

Trilha Sonora: A música de fundo que permanece em cenas e sequências de um filme. 

Tripé: É um aparelho com três pés, que pode apoiar diversos tipos de objetos. Desse modo, isso proporciona estabilidade aos equipamentos, contudo, são volumosos e pesados. 

Letra V

Verba: Significa o limite estabelecido de valores financeiros que poderão ser gastos para cada etapa do trabalho.

Vinheta: No sentido de introdução, é um vídeo com animação na abertura.  Nele, são visualizados a marca e do que se trata o conteúdo. Conforme o estilo, podem contar com animações, personalizações e efeitos. A duração é geralmente de 10 a 15 segundos. 

Letra Z

Zoom: Nome do movimento de câmera aplicado para o afastamento do objeto (zoom out) ou a  aproximação (zoom in).  

Você gostou do nosso Glossário do audiovisual? Esquecemos de algum termo? Comenta aqui nesse post, vamos adora saber sua opinião.

Se você gostou , veja mais conteúdos como este nas plataformas digitais da Easy no Youtube, no nosso Facebook e Instagram.

Para mais assuntos relacionados ao mundo do audiovisual, clique aqui.

easy filmes just push play azul branca e vermelha fundo transparente glossario audiovisual produtora de videos

Texto: Julia Spindola