A produção audiovisual conta com um conjunto de expressões próprias, que conseguem ser compreendidas com a experiência e a teoria sobre o assunto.Na Easy Filmes, utilizamos muitos desses termos nas nossas plataformas digitais como o Facebook, o Instagram e o Youtube.Pensando nisso, foi desenvolvido o glossário do audiovisual, com as principais palavras relacionadas a área de publicidade.

Letra A –

Assistente: Responsável por assistir os profissionais compreendidos na produção. Contudo, assistir no sentido de auxiliar em alguns processos. Podem ser de arte, câmera ou produção. Dessa maneira, trabalham com os responsáveis dessas áreas e realizam incumbências técnicas, e ajudam a resolver problemas.

After Effects: Software desenvolvido pela Adobe Systems com o propósito da criação de gráficos com movimentos e efeitos visuais. Utilizado a princípio para a parte de pós-produção do vídeo.

Letra B

Background: Tradução literal para “fundo”. É principalmente empregue em duas situações diferentes, ou o cenário da produção ou a edição de som. Sobre a cena, é tudo que está no fundo da imagem. Ou seja, envolve o ângulo, o plano, e até a câmera utilizada, que pode estar mais distante ou próxima. Sobre o áudio, é justamente o som de fundo, como a trilha sonora ou um ruído natural.

Boom: Microfone para captação de som de áudio suspenso. É um microfone direcional, ou seja, capta o som somente da direção em que é apontado. Deve ser manuseado por uma pessoa, pois necessita que a vara de sustentação seja levado ao ponto exato para o som ser captado.

Letra C

Câmera: Instrumento ótico com objetivo de captação de imagens no formato de fotografias. O objetivo é o armazenamento de informações a respeito de elementos externos a ele, e que não precisamente estarão em contato com o equipamento. Além disso, a câmera registra também vídeos.

Cartão de memória: Também chamado de cartão de memória flash. É um dispositivo eletrônico, que armazena instantaneamente as informações. O uso mais comum é para celulares e câmeras digitais para expandir a memória original do aparato.

Casting: Como é conhecido o processo de seleção de atores e figurantes para integrar um vídeo.

Cena: Unidade dramática do filme. Na cena, acontecem ações nos mesmos lugares e tempos. Pode ser constituída analogamente por somente um ou vários planos, correspondendo aos ângulos de filmagem.

Chicote: Nome do movimento da câmera indicando uma panorâmica (giro da câmera ao redor do próprio eixo) executada de maneira rápida.

Close-up: Conhecido também como close, é um tipo de plano de filmagem. Sua característica fundamental é o enquadramento fechado, que mostra só uma parte da pessoa ou do objeto. Esse plano é obtido primordialmente a partir de aproximações da câmera no objeto ou personagem.

Corte: Significa o recurso de interrupção de uma cena que está sendo gravada na filmagem. Assim, é possível marcar a passagem de uma cena para a outra.

Cromaqui: Tradução brasileira para a expressão “chroma key”. Técnica que se baseia em colocar uma imagem sobre a outra, a partir do anulamento de uma cor padrão (principalmente azul ou verde).

Letra D

Decupagem: Procedimento realizado pelo diretor durante a pré-produção. Primordialmente, consiste na divisão do roteiro em vários planos, para facilitar e agilizar o trabalho no set de gravação. O resultado é semelhante a um story board.

Diafragma fotográfico: O nome do equipamento responsável por regular e controlar a abertura da quantidade de luz que deve entrar na câmera. É composto por um combo de lâminas finas, portanto, é permitida os ajustes de fatores de iluminação e foco de imagem a ser capturada.

Diária: É a unidade de tempo de trabalho utilizada, sobretudo, nas produções. É uma forma de se convencionar o tempo estimado nessa área de trabalho em dias.

Diretores: Existem vários numa mesma produção. O diretor de arte significa o responsável pela parte visual do filme, como a cenografia, figurino, objetos de cena. O de fotografia equivale a um responsável por escolher as câmeras, lentes, filtros que serão utilizados para garantir uma unidade técnica do filme. Já o encarregado da produção corresponde ao administrador da obra enquanto projeto, é o responsável por reunir a equipe e equipamentos necessários.

Letra E

Edição: Processo feito posteriormente a gravação, que a princípio consiste no conjunto ordenado das melhores tomadas para obtenção de um produto final singular e coerente.

Letra F

Figurinista: Encarregado pela moda e vestimenta que os personagens e figurantes irão utilizar em cena.

Finalizador: Profissional incumbido que irá realizar a conclusão do vídeo, com edição, a mixagem, sonorização, efeitos especiais entre outros.

Fundo Verde: É o nome popular do material utilizado para a técnica Cromaqui. Ela consiste na colocação de um fundo, que não necessariamente precisa ser verde (pode ser azul, verde) atrás de um personagem ou objeto na cena.

Letra G

Gravador: Equipamento que opera como captador de áudio.

Grua: Um tipo de guindaste que é utilizado na realização de movimentos verticais com a câmera.

Letra H

HD: Dispositivo utilizado para fazer o backup de tomadas executadas digitalmente.

Letra I

ISO: Padrão para referenciar a sensibilidade de superfícies fotossensíveis de equipamentos de fotografia. Segue as normas definidas conforme a International Standard Organization (ISO).

Letra J

Job: Tradução para trabalho. É cada produção desenvolvida.

Se você gostou , veja mais conteúdos como este nas plataformas digitais da Easy no Youtube, no nosso Facebook e Instagram.

Para mais assuntos relacionados a Branded Content, clique aqui.

easy filmes just push play produtora de videos logo azul vermelha e branco fundo transparente glossario audiovisual parte 1

Texto: Julia Spindola