Tudo o que você vê na tela durante um comercial, foi milimetricamente pensado por uma equipe de direção de arte para estar ali. E o responsável por parte disso, é o diretor de arte.

Trabalhando em conjunto com o diretor geral, a equipe de iluminação, fotografia, cenografia, figurinistas e maquiadores, o diretor de arte desenvolve um universo completamente novo, criado exclusivamente para aquele filme.

Mas esse universo precisa estar em harmonia com a história a ser contada. Para isso, é necessário criar um conceito visual e estético.

O conceito será desenvolvido a partir de muitas pesquisas de referências de época, objetos, estilos de roupa, carros e tudo mais que defina historicamente um período ou grupo social.

E mesmo que esse universo seja completamente inventado, o diretor de arte será responsável por encontrar maneiras de atingir o que chamamos de verossimilhança.

Polloshop – dia das mães.
Cozinha construída pela direção de arte para o comercial gravado pela Easy Filmes.

Verossimilhança, o que é isso em vídeos ?

Isso significa fazer com que algo irreal, torne-se tão real a ponto de fazer quem assiste acreditar no que vê.

Uma boa construção de arte conecta o espectador, por meio das coisas que ele vê e das sensações que tem durante a experiência visual.

Assim, automaticamente ele ligará aquele produto ou serviço anunciado, às sensações que experimentou.

Um diretor de arte precisa ser criativo, sensível, flexível e principalmente, estar aberto a ver as coisas de outros ângulos.

Dessa forma, ele consegue criar um bom projeto na pré-produção e ainda, conseguir improvisar quando surgirem desafios na hora do set.

Paciência e atenção aos detalhes são fundamentais.

É preciso entender o que a marca quer passar e encontrar maneiras de conectar o produto ao espectador.

As cores, os objetos e a disposição destes, criam sensações quase imperceptíveis, mas que transmitem harmonia a quem assiste.

O resultado desse trabalho, é uma identidade visual que engloba, tanto as diretrizes da marca, quanto da produtora que desenvolveu o projeto.

A direção de arte é fundamental para contar histórias através do ambiente que vemos.

Portanto, quando for criar um projeto, escolha produtoras que reconheçam a importância de um profissional bem capacitado.

Nós, da Easy Filmes valorizamos bons diretores de arte e temos certeza que eles são fundamentais para a realização do seu filme.

Se você gostou , veja mais conteúdos como este nas plataformas digitais da Easy no Youtube, no nosso Facebook e Instagram.

Para mais assuntos relacionados a Branded Content, clique aqui.

easy filmes logo branca azul vermelha just push play produtora de videos direção de arte nos videos

Texto: Ana Claudia Prado